domingo, 11 de junho de 2017

aprender a ser pastor, sem desaprender outras coisas

imagem da internet
"Ninguém nasce sabendo" já diz a sabedoria popular. Mas ao nascer, inauguramos nosso processo de aprendizagem sobre tudo, da linguagem aos comportamentos sociais. Para aqueles e aquelas que um dia compreenderam que suas vidas estavam também marcadas por uma vocação religiosa e pastoral, em particular, é fácil compreender que estamos aprendendo o tempo todo sobre ser isto que dizemos que somos.
Não é a imposição de mãos sobre nossas cabeças que determina a nossa prontidão para o ministério pastoral, esse ofício nobre de servir aos outros e, ao mesmo tempo, tão cheio de armadilhas e perigos. Não estamos prontos para os desafios diários de nossa tarefa comunitária. Estamos sempre aprendendo a ser. Se somos conscientes disso, aprendemos, e muito, com o tempo e as experiencias vividas por nós e por outros como nós. Inclusive, a corrigir o que pensamos sobre nós mesmos e o nosso valor no quadro geral dos filhos e filhas de Deus. 
Nem toda aprendizagem é boa. Algumas são dolorosas, especialmente as que estão impregnadas de desamor, como o abandono na velhice, o menosprezo dos colegas que se sentem superiores ou mais "bem-sucedidos", ou, ainda, os que lutam pela dignidade de suas vidas e de suas famílias e nem sempre conseguem alcançá-la no ministério. 
Contudo, há ainda uma quantidade significativa de pastores(as) que não lobotizam seus rebanhos nem fazem da fé um negócio; antes, pastoreiam com sinceridade de coração e misericórdia. Pastores(as) que entendem gradativamente sua frágil importância e, em contrapartida, a alta importância que tem cada pequenino e pequenina deste mundo. Estamos a caminho e não estamos sozinhos. Há, ainda, a calorosa sensação da companhia do Ressurreto entre nós, a presença de Jesus conosco que não nos permite perder (por muito tempo) a noção do que realmente importa.
Hoje, então, na celebração do dia do pastor e da pastora, afirmo que estamos todos aprendendo a ser pastor. Os que já se consideram prontos estão enganando a si mesmos e aos outros, penso eu. Mas também preciso afirmar que ao passo que aprendemos a ser pastores não devemos desaprender outras formas de ser e viver. 
Existem muitos de nós que estão confusos quanto ao caráter da própria vida que se mistura de forma indissociável à vocação abraçada. Somos também homens e mulheres, pais e mães, amantes, amigos e amigas, profissionais, filhos e filhas, irmãos e irmãs, cidadãos, sonhadores e sonhadoras, curiosos e curiosas, questionadores e questionadoras, pensadores e pensadoras, discípulos e discípulas, mestres, jovens e velhos.
Faz muito mal a nós, pastores, aprender a ser algo, esquecendo ou sacrificando outras facetas, igualmente legítimas e abençoadoras. Que não nos fechemos no gueto de nossa confissão religiosa, mas que continuemos também a aprender em todas as dimensões da vida. Feliz dia do pastor(a)!  

Um comentário:

  1. A titanium tube made by Vivo with its own tube and a
    Vivo has w88 been producing mini-tube vr tube made in 샌즈 Thailand, Thailand and titanium wire has 토토 사이트 been supplying quality electronics products to various งานออนไลน์

    ResponderExcluir

Você pode comentar, desde que seja educado (a).

diálogo no museu da justiça